/ Palestrantes

Estes são os palestrantes confirmados em nosso evento.


Alice KuertenAlice Kuerten

Assistente Social por opção e formação, Alice Kuerten nunca se sentiu confortável diante do sofrimento alheio. À frente do Instituto Guga Kuerten (IGK) desde de 2000, leva para a prática as boas ideias de solidariedade e oferecimento de oportunidades. O IGK faz pontes: leva apoio técnico e financeiro a projetos de integração de pessoas com deficiência em toda Santa Catarina. O IGK chega a várias ilhas: atende 460 jovens em cinco pontos da Grande Florianópolis, com um programa que combina esporte e educação para auxiliar a formação de estudantes da rede pública.


Carol AlmeidaCarol Almeida

Uma menina de 16 anos foi assassinada, no dia 6 de abril, pelo pai da namorada, que não admitia o amor das duas. Foi o limite para a jornalista Carol Almeida. Seis dias depois, ela escreveu um pequeno manifesto contra a intolerância para inaugurar o blog projetoeusougay. O texto pedia o envio de fotos junto da mensagem #eusougay, entendendo nessa afirmação um posicionamento político independente de orientação sexual. Sua ideia é que, ao assumir essa identidade, várias pessoas se posicionem contra qualquer atentado aos direitos humanos. Milhares de imagens foram recebidas e com elas foi feito um vídeo. Criatividade para mostrar que tolerância é uma ótima ideia.


Cesar FlorianoCesar Floriano

Qual é o lugar da arte e da cultura no espaço urbano? Em uma ilha, as construções coletivas materiais e imaterias que se estabelecem, e que resultam na cidade que enxergamos e vivemos, são agenciadas por uma condição e um caráter determinante: a insularidade. A peculiaridade é o ponto de partida para a reflexão do professor de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, Cesar Floriano, que leva para o TEDxFloripa o conceito de paisagem cultural, revelador das pontes e trocas sociais entre as diversas ilhas que por aqui coabitam.


Cristina LopesCristina Lopes

Cristina Lopes conta e canta histórias. Fez disso o ofício da sua vida. Vive de espalhar a cultura, as lendas e o jeito de viver das pessoas — sempre oralmente e misturando as narrativas com música. No TEDxFloripa — não podia ser diferente — também é uma história que ela vai levar ao palco. Mas dessa vez o assunto é seu próprio trabalho, contadora de histórias profissional.


Daniele GelbckeDaniele Gelbcke

O sonho de quem nasce na zona rural de algumas regiões catarinenses não é mais ganhar a vida na cidade grande. Um projeto alterou essa percepção. O Acolhida na Colônia, cuja coordenadora técnica é Daniele Gelbcke, transformou pequenas propriedades sem perspectiva de sustentação em acolhedoras estações de turismo rural e agricultura ecológica. Migrar não é mais a única opção – porque às vezes a ponte que a gente precisa nos liga a nós mesmos, nos deixa no mesmo lugar.


DarciDarci (Moriel da Costa)

A definição corrente diz que Darci é um manezinho – e ele é mesmo. Mas o personagem criado pelo músico e compositor Moriel da Costa, do Dazaranha, é mais do que uma imitação talentosa da fala rápida, e às vezes incompreensível, do ilhéu. Da convivência e observação, Moriel pescou sacadas e o jeito de ser que combina um ar desconfiado, alegria, inocência e malícia. “Esse é nosso!” e é uma baita ideia.


Duda MattarDuda Mattar

Jornalista de formação, ama tudo que tem a ver com meio ambiente, viciou-se desde cedo em causas sociais, já escreveu sobre tecnologia, mas ultimamente tem coordenado projetos de mobilização social. Função que realiza ao coordenar um projeto que pretende colorir toda uma comunidade de baixa renda no Rio de Janeiro, modificando a vida de quase 5 mil pessoas, em 1500 casas. Vê nas cores um potencial de criar pontes: acredita que elas podem impactar a vida das pessoas. E tenta aplicar isso numa ilha: na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro.


Ivo PonsIvo Pons

A palavra “design” remete a sofisticação, beleza e riqueza. Certo? Com que região da cidade ela combina? O estereótipo leva a imaginação a um lugar rico, não? Ivo Pons nos conduz a um bairro pobre. Designer e professor do Mackenzie, ele preside um projeto social que se define no nome: Design Possível. Leva conhecimentos técnicos e de gestão para comunidades de baixa renda, que criam e trabalham em “empresas sociais” junto com designers profissionais e estudantes.


Julie PhilippeJulie Philippe

Cantora nascida em Brasília e criada em Florianópolis, também é publicitária e jornalista. A vida no escritório, porém, não deixa a música um dia sequer longe da vida de Julie. O talento artístico que deu notoriedade nacional à jovem no programa Ídolos e no Concurso Nacional de Canto Edith Piaf vai com ela para o palco do TEDxFloripa. Cantar lindamente também é uma ótima ideia.


Karol Conceição + Lena Rodrigues + Maicon Jesus + Marcos de AbreuKarol Conceição + Lena Rodrigues +
Maicon
Jesus + Marcos de Abreu

O problema era grave. O lixo nas ruas deu início a uma epidemia de ratos na comunidade Chico Mendes, região continental de Florianópolis. A solução foi simples, impactante e ganhou um nome à altura: Revolução dos Baldinhos. Consiste em recolher, nas casas, o resíduo orgânico que antes ia para rua e transformá-lo em adubo pela compostagem, estimulando a produção local de alimentos. Engajou as pessoas do lugar, aumentou a auto-estima da comunidade e mudou o rumo da vida de quem se envolveu com o projeto. Várias pontes, uma excelente ideia!


Laura PortoLaura Porto

Engenheira eletricista, descobriu na energia eólica sua paixão pelas energias renováveis. Trabalhou no Ministério de Minas e Energia, onde coordenou o Proinfa, programa do governo que incentiva a compra de energia de fontes renováveis para atender o crescimento da demanda nacional de energia elétrica. Laura levanta a discussão sobre a importância e a possibilidade de um desenvolvimento sustentável para o Brasil.


Marcelo PomarMarcelo Pomar

Historiador formado na Udesc, professor de xadrez e militante do Movimento Passe Livre. Na ruas ou nas discussões, Marcelo Pomar caminha junto com o debate sobre mobilidade urbana em Florianópolis. A marca é a contestação e a ousadia, demonstrada na liderança das manifestações contra o aumento da tarifa que pararam a cidade em 2004 e 2005 e na defesa da proposta de Tarifa Zero para o transporte público. Facilitar o acesso às várias ilhas de Floripa é uma boa ideia.


Marcio da Vila e Rodrigo PoetaMarcio da Vila e Rodrigo Poeta

Márcio da Vila e Rodrigo Poeta sobem ao palco do TEDxFloripa cantando as esquinas, canais, belezas e mazelas de Florianópolis. Os dois músicos integram a Tijuquera, banda que nasceu há 17 anos no Saco Grande (hoje bairro João Paulo). Seguem fazendo música com feições universais e identidade ilhoa.


Marcos AlvitoMarcos Alvito

A Associação Nacional de Torcedores nasceu em uma sala de aula da UFF, em 2010, de uma provocação entre alunos e um professor, o antropólogo Marcos Alvito. Ele defendia o futebol como “a alegria do povo”, não elitizado e afastado da rede de negócios pouco transparentes que cercam o esporte. Os estudantes duvidaram e Alvito os convocou a fazer algo prático. Semanas depois estava criada a ANT, uma boa ideia que hoje tem 2.700 associados e se revela oportuna em tempos de obscuros orçamentos para as obras da Copa de 2014.


Marques CasaraMarques Casara

“Todo jornalismo é investigativo. Senão, não é jornalismo”. Uma atividade profissional pode ser um ganha pão, uma diversão ou um instrumento para mudar a realidade que nos cerca. Marques Casara optou pela terceira alternativa. Em reportagens sobre a destruição da floresta amazônica, trabalho escravo e infantil, aponta para mazelas de um país desigual. Natural de Capinzal, no oeste catarinense, é formado na UFSC e ganhou alguns dos principais prêmios do jornalismo brasileiro, como Esso e Vladimir Herzog.


Miriam ProchnowMiriam Prochnow

Miriam Prochnow é ambientalista. Carrega com ela o substantivo desde a década de 80, quando defender o meio ambiente ainda não estava na moda. Natural de Agrolândia, vale do Itajaí (SC), em 1987 foi umas das fundadoras da Apremavi e em 1988 a primeira coordenadora da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (Feec). A Mata Atlântica de pé e preservada é a boa ideia que ela traz para o TEDxFloripa. O bioma originalmente ocupava 100% do solo do estado – hoje restam 17% relativamente bem conservados.


Rodrigo SabatiniRodrigo Sabatini

A expressão é curta e desafiadora: Lixo Zero. O fim é reduzir a quase nada o volume de resíduos que têm como destino os aterros sanitários das cidades. O método? Alterar a mentalidade e a forma como as pessoas se relacionam com o lixo, oferecendo condições para que a mudança ocorra. Quem espalha a boa ideia é Rodrigo Sabatini, engenheiro civil formado pela UFSC e presidente da Novociclo Ambiental.


Roy Rudnick e Michelle WeissRoy Rudnick e Michelle Weiss

Dois números são suficientes para entender a grandiosidade do projeto Mundo por Terra. Foram 1.033 dias longe de casa e mais de 160 mil quilômetros rodados em um Land Rover com placas de São Bento do Sul (SC), fora as travessias por mar e ar. No caminho, paisagens exuberantes, imprevistos e a oportunidade de uma grande mudança de vida, interagindo com pessoas de 60 países dos continentes Oceania, Ásia, África, Europa e América. Uma ideia que envolve decisões corajosas, mas que criou e atravessou centenas de pontes.


Rui Fernando MüllerRui Fernando Müller

Empresário, sócio-fundador da Nexxera e do Grupo CarbonoBrasil, criado para pesquisar novas tecnologias e difundir informações sobre sustentabilidade, mudanças climáticas, energia, poluição atmosférica e mercado de carbono. Assuntos que são o contexto em que se insere a tecnologia que Rui vai apresentar: um dispositivo que faz um trabalho semelhante à fotossíntese, transformando gases poluidores e geradores das mudanças climáticas em matéria limpa (carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio).


Rui GonçalvesRui Gonçalves

“Sim, nós podemos!” O lema não é novo, mas sintetiza o entusiasmo de Rui Gonçalves com a alta capacidade empreendedora e inovadora da indústria tecnológica instalada em Florianópolis. Ele preside a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e tem uma história pessoal que cresceu junto com o setor. Acreditar no próprio potencial, criando e fortalecendo pontes, é a boa ideia que Rui traz para o TEDxFloripa.


Werner Kraus Jr.Werner Kraus Jr.

Se a conversa é sobre os problemas de Florianópolis, mobilidade urbana é assunto obrigatório. Werner Kraus Jr. é professor da UFSC e coordenou o desenvolvimento de uma tecnologia que altera automaticamente o tempo que os semáforos ficam abertos, usando dados do fluxo de veículos enviados em tempo real a uma central de controle através de telefonia celular. Unir tecnologia à capacidade de gestão do transporte público é uma boa ideia para melhorar a qualidade dos deslocamentos na cidade.

 

^ voltar ao topo


/ Apresentação

Marcos PiangersMarcos Piangers

O apresentador do TEDxFloripa é jornalista formado na UFSC e nasceu em Florianópolis. Atualmente, trabalha na rádio Atlântida de Porto Alegre e integra o programa Pretinho Básico. Sarcástico e bom de improviso, Piangers representa a capacidade que os ilhéus têm de rir de tudo e, principalmente, de si mesmos.




No espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TED criou o programa chamado TEDx.
O TEDx é um programa de eventos locais, e organizados de forma independente, que reúne pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED.

TEDxFloripa | Este não é um evento organizado pelo TED Conferences. Este é um evento TED organizado de forma independente e acontece sob licença do TED.