Palestrantes

andrea

Andrea Marrero

Andrea Marrero, é uma argentina que cresceu na Amazônia. É bióloga e trabalha com genética de populações (humanos e outros animais). É professora PHD da UFSC de evolução biológica e evolução humana e as suas pesquisas estão direcionadas para utilização da genética na conservação das espécies e ancestralidade genética, além de cientista divide sua vida profissional com o marido que também é biólogo, duas filhas, 2 cachorros e 500 minhocas e durante o TEDxFloripa irá compartilhar um pouco sobre como podemos utilizar genética para entender ancestralidade.

Ler mais
cecilia-kuhn-vanin

Cecília Kuhn Vanin

Cecília Vanin tem 12 anos, mora no Rio Grande do Sul, é apaixonada por jogos, animes e tudo que envolve tecnologia. Já desenvolveu site de gerador de sonetos como trabalho de Português, seus pais também atuam na área tecnológica, de onde recebe todo incentivo. Ela sonha em ser programadora de jogos quando crescer, mas isso não é uma tarefa fácil. A quantidade de mulheres dentro da área é muito menor em relação a quantidade de homens, e para superar esses “obstáculos” da sociedade ela está estudando desde agora para ser uma programadora de sucesso, pois acredita que a tecnologia, assim como as crianças são o caminho para futuro.

Ler mais
cristiano-zanetta

Cristiano Zanetta

Cristiano Zanetta (ou Batman do Brasil) é professor de educação física e criador da modalidade de treinamento SuperHero. Além disso é formado pela SLAC como Coach comportamental e de inteligência emocional. É filantropo e através do seu projeto social traz a força de vontade e de viver para as pessoas, na maioria crianças, que estão lutando contra o câncer. No TEDxFloripa irá contar um pouco sobre “Como podemos nos tornar super-humanos” e como podemos fazer a diferença na vida das pessoas usando o maior poder que temos, nós mesmos.

Ler mais
Muleka

Ditoka Wa Kalenga Muleka

Múleka Dítoka wa Kalenga nasceu na República Democrática do Congo, grande e rico país em recursos naturais, situado no centro do continente Africano. Muleka, hoje com 76 anos de idade, está no Brasil desde 1981. É diplomado em jornalismo (École supérieure de journalisme de Paris), graduado em Relações Internacionais (Université nationale du Zaïre), mestre em Publicidade e Propaganda (Universidade de São Paulo – ECA) e defendeu tese de doutorado em Ciências (ECA/USP). Dentre seus muitos estudos, Muleka é também músico e pai de expoentes musicistas brasileiros. Com viagens frequentes ao seu país de origem, Muleka constrói pontes culturais e científicas entre o Brasil e a República Democrática do Congo.

Ler mais
fabio-veronesi

Fabio Veronesi

Fábio Veronesi. Psicólogo, Psicanalista e Somaterapeuta. Como resultado de quinze anos de pesquisa, é autor do livro “Homem Pró-Feminino: como o machismo prejudica os homens”. Nesta edição, traz um olhar nada invisível sobre o tema.

Ler mais
isis-medeiros

Isis Medeiros

Isis Medeiros nasceu no interior de Minas Gerais, é graduada em Design e trabalha como fotógrafa documentarista desenvolvendo projetos autorais voltados a defesa dos direitos humanos. Integra coletivos de fotografia e comunicação e colabora com mídias impressas e eletrônicas no Brasil e no exterior. Desde 2015 tem denunciado os crimes da mineração no estado onde nasceu. No TEDxFloripa irá compartilhar histórias fotográficas de pessoas atingidas por barragens que estão resistindo e lutando contra a exploração predatória das comunidades.

Ler mais
lia-vainer-schucman

Lia Vainer Schucman

Lia Vainer Schucman, é Psicóloga Social e Ativista Antirracista. Doutora em Psicologia Social pela USP com estágio de Doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia, traz em sua bagagem dois livros: “Entre o encardido o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo” e “Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor”. Atualmente, é Professora na UFSC e pesquisadora de Psicologia e Relações étnico-raciais, e é referência nos estudos sobre Branquitude. No #TEDxFloripa, trará algumas provocações sobre “Qual o papel e responsabilidade do branco na luta antirracista”

Ler mais
Maite-Schneider

Maite Schneider

Maite Schneider é militante de Direitos Humanos desde 1990. Embaixadora da RME – maior rede de empreendedorismo feminino no Brasil – com 550 mil mulheres. Co-fundadora do TransEmpregos – que já empregou milhares de pessoas trans no mercado de trabalho formal. Além disso é consultora e mentora sobre Inclusão, Diversidade e Humanização. Faz parte do Comitê Consultivo do Programa Municipal de DST/Aids e da Frente Parlamentar pelos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Estado de São Paulo. Através da sua história, nos provocará sobre despertarmos “o nosso realmente ser”.

Ler mais
Maria-Queiroz

Maria Queiroz

❌ Maria Queiroz❌, é ativista no uso de dados para impacto social, na democratização da informação e no acesso a tecnologia. Formada em Sistemas e em especialização em Big Data, já desenvolveu projetos de dados para educação, empreendedorismo, combate à LGBTQ, fobia e racismo. Apaixonada pelo poder que a tecnologia tem para transformar o mundo e a vida das pessoas, vem conversar com a gente sobre democratização de dados. ❤️

Ler mais
Mariana-Camardelli

Mariana Camardelli

Mariana Camardelli é fundadora e CEO da Altos Eventos. Sendo mulher, mãe e madrasta, vem para questionar as narrativas criadas pela sociedade ao redor destes papéis e para inspirar as pessoas sobre um tema que ainda é um tabu, mas que é fundamental ser conversado de forma aberta, pensando nas nossas crianças e famílias.

Ler mais
mathizy-pinheiro

Mathizy Pinheiro

Mathizy Pinheiro tornou-se psicóloga por querer compreender melhor as pessoas e as relações, no decorrer do curso foi percebendo o potencial de mudança e transformação a partir da abordagem do psicodrama no trabalho com áreas sociais, educacionais e comunitárias, as áreas que desenvolve seu trabalho hoje. Coordena a iniciativa sociaL Oju Orum de acolhimento e potencialização voltado para mulheres negras e o Projeto Infantil É Da Nossa Cor onde trabalha protagonismo, autoestima e identidade através da cultura afro brasileira. Constrói diálogos entre a abordagem do Psicodrama e a Cosmovisão Africana, entendendo que existem outros padrões de civilizações, resgata valores afro-civilizatórios que possibilitem a equidade racial.

Ler mais
Morena-Cardoso

Morena Cardoso

Morena Cardoso é escritora, pesquisadora, ativista, mãe, mulher, heroína de sua própria jornada. Uma peregrina, que iniciou a busca de si mesma a partir do contato com diferentes culturas, corpo adentro e mundo afora. Do interior de Minas Gerais até o Himalaya, passando por Paris, Londres e várias tribos amazônicas; Morena encontra o seu maior potencial no resgate feminino, se curando através da cura de outras mulheres. Em mais de uma década de jornada por saberes ancestrais do feminino, lugares sagrados e povos originários, Morena pôde desenvolver o que é hoje a DanzaMedicina: um projeto que percorre 8 países em forma de retiros, workshops e conferências, além de uma comunidade online com mais de 80 mil mulheres. Morena constrói enquanto rompe desconstruções, com conhecimento e sutilezas, conteúdo em diversas formas de poesía, transformando vidas. Convida para a apropriação da narrativa sobre o Ser-Mulher, invocando o corpo feminino como ferramenta de enfrentamento, resistência, e potência crítica e reflexiva.

Ler mais
virginia-rodrigues

Virginia Rodrigues

Comunicóloga apaixonada por Antropologia, se interessa por diferentes mundos e formas de vida, acredita na potência do coletivo para construções melhores. Mestranda em Antropologia Social na UFSC, nos últimos meses se viu envolvida de corpo e alma na Greve Estudantil e nesta edição do #TEDxFloripa deseja compartilhar essa experiência. Para defender o fazer científico e a construção de futuros plurais possíveis, luta por uma Educação Brasileira que seja Pública, Diversa e de Qualidade. Nas horas vagas é poeta, pedaleira, dançarina, yogin. .

Ler mais